80 ANOS DE DEDICAÇÃO À AVIAÇÃO EM PERNAMBUCO
A criação do Aeroclube de Pernambuco remonta às primeiras décadas do século XX, mais especificamente ao período anterior à 2ª Guerra Mundial, quando o país necessitava de um local específico para formação de pilotos habilitados a comandar os aviões de guerra. A fundação da entidade, como um espaço destinado à formação de oficiais, aconteceu no dia 15 de março de 1940, e seu endereço era na Rua Tomé Gibson s/n°, Encanta Moça, no bairro do Pina, no Recife.
Os pernambucanos costumavam chamar de "Encanta Moça" a ilha formada, na bacia do Pina, por um dos braços do Rio Capibaribe. E, no tempo em que a aviação do Estado ainda não possuía um campo adequado de pouso e decolagem para receber os pequenos aviões, alguns pilotos franceses descobriram a utilidade daquela ilha para esse fim.
O Aeroclube de Pernambuco além de pista de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte, era um local onde também se realizavam eventos festivos e competitivos. Nele funcionavam as principais empresas de taxi-aéreo do estado. No entanto, em 2012, as operações de pousos e decolagens foram paralisadas em função da retomada do terreno para as obras de implantação da VIA MANGUE por interesses políticos e econômicos. Diante disso, todos que tinha base operacional no Encanta Moça (SNEM) ficaram desabrigados e sem amparo para prosseguir com suas atividades, inclusive o ACPE.
Apenas em 2019, o ACPE mudou-se para o recém-inaugurado Aeródromo Coroa do Avião, localizado na cidade vizinha ao Recife, Igarassu. Apesar da distância por via térrea, dispomos hoje de uma excelente estrutura de um aeródromo privado e ainda operando dentro da Terminal Recife.
Na nova localidade a instituição tem suas atividades a todo vapor, com cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial, Multi-motor, Voo Por Instrumentos, Instrutor de voo e Jet Training em simulador de Boeing 737NG.
Desde o ano em que o Aeroclube foi fundado até hoje, a instituição vem cumprindo com suas responsabilidades aeronáuticas, deixando sempre presente sua credibilidade como Escola de Aviação Civil. Através dos anos de existência, o presidente e ex-presidentes, juntamente com os associados e a comunidade aeronáutica têm deixado sua história e seus feitos registrados nas atividades de voo e no crescimento da escola.